Página inicial > Manual do Aluno > Indicadores Acadêmicos

Indicadores Acadêmicos

Publicado: Domingo, 11 de Setembro de 2016, 20h19 | Última atualização em Sexta, 27 de Julho de 2018, 13h19 | Acessos: 50803

Os indicadores acadêmicos são fundamentais para alunos, professores e gestores acompanharem a qualidade do Ensino e da Aprendizagem. O indicador deve ser de simples compreensão e deve conseguir discriminar eficientemente a população de alunos, para que problemas sejam detectados com rapidez.

A UFCG usa um índice tradicional, o CRA. Esse é o índice oficial, referenciado do regulamento de graduação de ensino, que pode ser utilizado como critério em processos seletivos.

Existem virtudes e problemas com esse índice. A partir da publicação da nova versão do histórico acadêmico, publicaremos outros índices auxiliares, que vem sendo utilizados por algumas outras Universidades brasileiras que adotam o sistema SIGAA, em particular a UFRN. A publicação desses índices tem como objetivo um estudo mais sistemático da utilidade de índices adicionais e a possibilidade de comparação mais clara e efetiva com os índices de outras IES. Vamos acompanhar a opinião da comunidade acadêmica, a aceitação dos novos índices e o entendimento da medida refletida neles, para avaliar a adoção de versões normalizadas desses índices no futuro.

Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA)

$$ \mathrm{CRA} = \frac{\sum\limits_{i=1}^{N_m} N_i \times c_i}{\sum\limits_{i=1}^{N_m} c_i} $$

O CRA é obtido com a expressão acima, onde \(N_m\)  são as disciplinas em que o aluno se matriculou ou solicitou dispensa e tem nota aferida, e  \(c_i\) é o número de horas dessas disciplinas. Não são computadas disciplinas dispensadas sem nota e disciplinas trancadas.

Média de Conclusão (MC)

$$ \mathrm{MC} = \frac{\sum\limits_{i=1}^{N_a} N_i \times c_i}{\sum\limits_{i=1}^{N_a} c_i} $$

A Média de Conclusão (MC) é calculada de maneira similar ao CRA, mas utiliza apenas as disciplinas em que o aluno obteve aprovação. No cálculo da MC não entram as disciplinas reprovadas, trancadas e dispensadas.

Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH)

$$ \mathrm{IECH} = \frac{\sum\limits_{i=1}^{N_p}  c_i}{\sum\limits_{i=1}^{N_m} c_i} $$

No numerador \(N_p\) são as disciplinas em que o aluno obteve aprovação, e \(c_i\) representam o número de horas dessas disciplinas. No denominador, \(N_m\) são as disciplinas em que o aluno se matriculou. Esse índice é uma porcentagem das disciplinas em que o aluno se matriculou nas quais conseguiu aprovação, sendo ideal que esse número seja próximo de 1.

Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL)

Outro ponto importante é saber se o número de disciplinas matriculadas tem sido suficiente para concluir o curso no tempo ideal. Esse é o objetivo do IEPL:

$$ \mathrm{IEPL} = \frac{\sum\limits_{i=1}^{N_a}  c_i}{P \times \frac{CHM}{DP}} $$,

onde \(N_a\) são as disciplinas aprovadas ao longo do curso, \(c_i\) são os números de horas dessas disciplinas. \(P\) é o número de períodos integralizados pelo aluno, \(CHM\) é a carga horária mínima do curso é \(DP\) é a duração mínima estipulada no projeto pedagógico do curso.

Índice de Eficiência Acadêmica (IEA)

É desejável um índice que leve em conta as notas do aluno nas disciplinas, mas também leve em conta o seu curso como um todo, ou seja, considere as matrículas que foram realizadas. Para tanto são criados dois índices auxiliares.

Pode-se compor esses três índices em um índice de eficiência acadêmica:

$$IEA = MC \times IECH \times IEPL $$

registrado em: