Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Monitores do Centro de Humanidades e do Centro de Educação e Saúde são Destaque em Obra Coletiva
Início do conteúdo da página

Monitores do Centro de Humanidades e do Centro de Educação e Saúde são Destaque em Obra Coletiva

Publicado: Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 11h40 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 20h02 | Acessos: 1724

Os monitores do Programa Institucional de Monitoria e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da UFCG participaram do I SEMINÁRIO DE INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS.

A ocasião permitiu o aprofundamento de questões caras ao processo de ensino e aprendizagem da UFCG sob a ótica dos monitores e acompanhados no processo.


Os trabalhos que se destacaram obtiveram publicação na 4ª edição da Revista Multidisciplinar do Campus Binacional – UNIFAP (ISSN 2448-0347) de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Dossiê Temático com o título Violência e Configurações Subjetivas em Perspectiva Histórica, selecionou trabalhos que se conectaram com os novos dilemas e suas relações em uma sociedade pandêmica, como o Ensino, a Inclusão e a Violência. Pois, “o Novo Coronavírus levou a uma crise de saúde mental jamais vista nas Américas e os governos precisam expandir, com urgência, serviços básicos no setor para enfrentar o problema”, (ONU, 2020).
Temas como Violência, Gênero e a Pandemia de Covid-19: Uma História Comparada Entre Brasil e Colômbia; A Distopia do Conto da Aia e o Feminismo: Lutas que se cruzam; Educação do Campo: Desafios e Contradições; Uma Aprendizagem Compartilhada: Relato de Experiência de Monitores da Educação Inclusiva em um Centro Universitário; De apenas um receptor do conhecimento para um Ser Ativo junto ao Professor: de uma didática instrumental para uma didática multidimensional; Relatos acerca da experiência de monitoria inclusiva: desafios, práticas e conquistas do aluno com baixa visão durante o período remoto; Ações do NAI UFCG durante a pandemia da Covid-19: ressignificando o processo de construção coletiva do conhecimento em sala de aula remota; O uso da psicologia da educação para o ensino de saberes relacionados aos estudos de história indígena; Ações do NAI UFCG durante a pandemia da Covid-19: ressignificando o processo de construção coletiva do conhecimento em sala de aula remota; Metodologia de ensino para discentes com deficiência auditiva/surdos na disciplina de química: uma revisão integrativa; Covid-19: reflexões acerca dos impactos da pandemia na comunidade escolar; Diversidade e inclusão no ambiente universitário sob uma perspectiva materialista histórica, foi de suma importância para trazer ao debate reflexões e proposituras para uma educação democrática, inclusiva e humanista.
Boa leitura,

 

Dossiê Temático by Amanda de Almeida - Issuu

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página